Corrimento Transparente – Clara de Ovo e Gelatinoso

O período fértil da mulher é marcado por um corrimento elástico e gosmento: o muco clara de ovo. Esse corrimento se assemelha a uma gosma transparente e há quem diga que é tipo catarro. Mas não se engane: o corrimento transparente também pode vir logo antes da menstruação ou depois, durante a gravidez ou mesmo com a mulher tomando anticoncepcional.

Quando o muco clara de ovo fica mais abundante e com muita elasticidade, isso pode significar que a mulher está ovulando exatamente neste dia, principalmente se isso ocorre 14 dias após o primeiro dia da menstruação (nas mulheres que possuem ciclo de 28 dias).

É claro que isso não é uma regra, já que o muco elástico pode vir fora do período fértil e não indicar ovulação, e sim uma alta do hormônio feminino estrogênio.

É por isso que o corrimento transparente também pode surgir com o uso de anticoncepcional sem ser motivo de preocupação, mas se a situação te incomodar muito e te deixar na dúvida vale a pena consultar o seu ginecologista.

Por outro lado, se o corrimento transparente aparentemente normal da vagina vem acompanhado de mau cheiro, o que é raro de acontecer, pode ser sinal de vaginose bacteriana, que também pode se manifestar com corrimento branco, acinzentado ou amarelado.

Corrimento clara de ovo na gestação é normal?

Sim, o corrimento clara de ovo é bastante comum durante a gravidez e costuma ficar bem abundante! Isso ocorre porque há um aumento do fluxo sanguíneo na região do ventre e os hormônios presentes na corrente sanguínea colaboram para o seu surgimento!

Corrimento transparente pode ser gravidez?

Em tese o corrimento transparente e elástico não indica gravidez e sim a aproximação do período fértil. Mas isso não quer dizer que ele não poderá surgir no início da gravidez, contudo não se trata de um sintoma que confirme a gestação por si só.

O corrimento que continua a ser produzido após o atraso menstrual costuma ser o corrimento branco pastoso ou mais leitoso, devido à alta da progesterona no organismo, também conhecida como o hormônio da gravidez.

Corrimento transparente com sangue é normal?

Apesar de não acontecer poucas vezes, o corrimento transparente com sangue pode ser considerado normal, principalmente se você estiver no período fértil. Isso pode acontecer porque quando o óvulo é liberado ele rompe um folículo ovariano para poder sair e isso pode causar um leve sangramento.

Mas se acontecer na gravidez, é melhor você comunicar ao seu médico. Provavelmente não será nada grave, apenas um rompimento de vasos sanguíneos já que a região do útero e a vagina ficam bem irrigados nesse período.

Em casos mais raros, pode indicar câncer do colo de útero. Irregularidades na menstruação também podem causar a saída de sangue junto com o corrimento transparente natural da vagina.

Corrimento transparente antes da menstruação é normal?

Pode acontecer. Assim como já foi dito, o corrimento transparente pode acontecer logo antes da menstruação e fora do período fértil, até mesmo durante a gravidez. O que pode estar causando o seu surgimento é a alta do estrogênio.


Mais Sobre esse Assunto: