Corrimento Rosado

corrimento rosado pode ser sinal de gravidez quando vem antes ou na data prevista da menstruação. E para quem toma anticoncepcional o corrimento rosa claro ou mais escuro é causado geralmente por sangramentos de escape.

No decorrer da gravidez o corrimento rosado pode surgir quando a mulher faz muito esforço físico, durante a relação sexual ou mesmo ser indício de aborto. Ele também pode surgir após a relação sexual em mulheres que não estão grávidas, antes ou depois da menstruação, no período fértil e no pós parto.

Quando o corrimento fica rosado isso acontece porque a secreção vaginal contém vestígios de sangue.

Corrimento Rosado na Gravidez

Há inúmeros motivos que podem ser a causa de um corrimento rosado na gravidez. No primeiro trimestre, por exemplo, pode haver a nidação ou sangramento de implantação que pode ser cor de rosa e acontece quando o óvulo se implanta no útero.

Neste período o útero fica muito sensível e como está totalmente vascularizado, com mais sangue, é normal que qualquer estímulo cause pequenas rupturas de vasos sanguíneos gerando assim o corrimento, como na relação sexual ou em um esforço maior feito pela gestante.

Na maioria das vezes não é preciso se preocupar tanto quando o corrimento cor de rosa aparece na gravidez, mas fique atenta se ele começa a ficar mais intenso e vermelho vivo, já que isso pode indicar placenta prévia (a placenta fica posicionada mais abaixo de onde deveria estar), descolamento de placenta, gravidez ectópica (quando o embrião se implanta nas tubas uterinas ou outro lugar que não seja o útero) ou aborto espontâneo. Nestes casos o corrimento pode vir junto com cólicas abdominais.

O aborto espontâneo é comum nos primeiros três meses de gravidez, então fique atenta aos sinais que o seu corpo dá, tais como corrimento rosado que progride para o vermelho vivo e pode ser intermitente ou contínuo, corrimento tipo sangue pisado, cólicas e sensação de “vazio” no útero.

Corrimento Rosado Antes da Menstruação

Se a data da menstruação ainda não chegou e você já apresentou um corrimento rosado, isto pode ser sinal de nidação e início da gravidez, pois indica que o óvulo fecundado se implantou no útero. O corrimento rosado também pode representar apenas alterações hormonais do seu ciclo menstrual. Na dúvida, espere a menstruação chegar. Se ela não vier, o ideal é fazer um teste de gravidez após 7 dias de atraso.

Corrimento Rosado com Cólica

corrimento rosado com cólicas pode acontecer poucos dias antes da menstruação chegar, indicando que a data se aproxima, ou mesmo ser um sinal de nidação: a implantação do óvulo fecundado no útero.

Se você teve relações sexuais desprotegidas durante o seu período fértil (3 dias antes e 3 dias depois da ovulação que acontece, geralmente, no décimo quarto dia do ciclo) o corrimento rosado com cólicas que acontece de 4 a 15 dias após esse período pode indicar o início da gravidez.

Corrimento Rosado Depois da Menstruação

O corrimento rosado depois da menstruação pode ser apenas vestígios de sangue que restaram no útero e que ainda estão sendo expelidos. Mas se você já manteve relações sexuais isto também pode ser sinal de gravidez, já que quando o óvulo se implanta no útero pode ocorrer um pequeno sangramento.
Apesar do período fértil ser 14 dias após o primeiro dia da menstruação, o corpo pode passar por alterações e a gravidez pode ocorrer até poucos dias depois do período menstrual já ter ido embora se o óvulo for liberado pelos ovários antes do tempo previsto.

Corrimento Rosa Após a Relação Sexual

O corrimento rosado após a relação sexual pode acontecer devido a pequenas rupturas de vasos sanguíneos da vagina. Se ele não vem acompanhado de dor ou qualquer incômodo, você não precisa se preocupar. Caso contrário, deve consultar o ginecologista para investigar a causa do evento.

Na gravidez, por exemplo, a vagina fica mais irrigada e cheia de vasos sanguíneos que podem se partir facilmente durante a penetração ou mesmo com um estímulo menor, causando o corrimento rosado ou até mais avermelhado, sem, no entanto, significar algum risco para o bebê. 

Se você está grávida e apresentou um corrimento rosado após a relação sexual, o recomendado é que não faça muito esforço e fique de olho caso o corrimento não desapareça por si só em poucas horas e fique mais escurecido.

Corrimento Rosado Tomando Anticoncepcional

Quando a mulher apresenta corrimento rosado mesmo quando está tomando anticoncepcional, ele representa os sangramentos de escape, que podem vir em tons de rosa, vermelho ou mesmo marrom.

Os sangramentos de escape são efeitos colaterais normais dos anticoncepcionais que podem vir em qualquer época do ciclo mensal e podem durar até 7 dias.

É comum apresentar os escapes nas primeiras cartelas do medicamento porque o organismo ainda está se adaptando às novas doses hormonais. Se eles continuarem acontecendo por mais de 3 meses mesmo quando você toma todos os comprimidos nos dias e horários corretos, procure o seu ginecologista.

Se você esqueceu de tomar um ou mais comprimidos, o corrimento rosa pode surgir devido ao descontrole hormonal provocado ou mesmo pela gravidez que pode ter acontecido já que o anticoncepcional pode ter falhado em virtude do esquecimento de algumas pílulas.

Corrimento Rosado com Mau Cheiro

O mau cheiro em qualquer tipo de corrimento, inclusive no corrimento rosado, é sinal de que algo não vai bem e que, provavelmente, existe alguma infecção. Se você apresenta um corrimento rosado com mau cheiro deve procurar o seu ginecologista imediatamente!

Corrimento Rosa pode ser Gravidez?

Sim, o corrimento rosa pode indicar gravidez quando acontece de 4 a 15 dias após o período fértil. Quando o óvulo é fecundado ele vai em direção ao útero e chegando lá se implanta em sua parede, o que causa um pequeno sangramento, chamado de nidação. O sangramento pode ser rosado, vermelho claro ou mesmo amarronzado.