Corrimento Marrom – O que pode ser? É normal?

Candidíase Recorrente: É Por Isso Que Você Tem...

O corrimento marrom apresenta vestígios de sangue e coágulos. O corrimento marrom claro ou escuro pode surgir antes ou após a menstruação, indicar gravidez e estar acompanhado ou não de cólicas. 

Corrimento Marrom O que Pode ser?

O corrimento marrom pode ser sinal de:

  • Rompimento de pequenos vasos sanguíneos durante a relação sexual ou durante a gravidez;
  • Sangramentos de escape em mulheres que tomam anticoncepcional – o ginecologista deverá ser consultado se eles persistirem por mais de 3 meses;
  • Início ou fim da menstruação;
  • Infecções vaginais, como a vaginose bacteriana, principalmente se houver mau cheiro e irritação. Pode ser tratada com Metronidazol ou Tinidazol;
  • Alergias a produtos de higiene íntima ou ao látex da camisinha;
  • Sangramento de nidação e início da gravidez (implantação do óvulo no útero). Esse sangramento pode vir em forma de uma borra marrom;
  • Saída do tampão mucoso no final da gravidez que indica que a data do parto está chegando;
  • Sinal de aborto na gravidez;
  • Gravidez ectópica ou feridas no colo do útero (mais raramente).

Na maior parte das vezes o corrimento marrom não precisa de tratamento.

O que pode ser o corrimento marrom claro?





O corrimento marrom claro pode ser sinal de:

  • Vaginose bacteriana, principalmente se a secreção marrom estiver acompanhada de mau cheiro, irritação, coceira e ardor na vagina e/ou ao urinar;
  • Alergia ao látex da camisinha, aos produtos de higiene e o uso excessivo deles que pode causar o desequilíbrio da flora vaginal e contribuir para o aparecimento do corrimento marrom claro;
  • Início ou fim da menstruação;
  • Início da gravidez, quando ocorre a nidação – implantação do óvulo fecundado no útero.

Um corrimento marrom claro/castanho também pode ocorrer durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre, sem representar maiores riscos.

O que pode ser o corrimento marrom escuro?

O corrimento marrom escuro mais concentrado, que pode ser semelhante a uma borra marrom, tem essa coloração porque contém mais sangue em sua composição e pode aparecer no início e fim da menstruação e ser provocado por:

  • Penetração nas relações sexuais que causa o rompimento de vasos sanguíneos na vagina;
  • Nidação: a implantação do óvulo fecundado no útero, marcando o início de uma gravidez. A nidação acontece por volta de 4 a 15 dias após o período fértil. Nesse caso, o corrimento vem em pouca quantidade, não tem mau cheiro e dura de 1 a 3 dias;
  • Feridas no colo do útero ou mesmo outras alterações ginecológicas, como inflamações e infecções no aparelho reprodutor feminino.

O corrimento marrom escuro também pode surgir na menopausa devido à baixa dos hormônios femininos.

Corrimento marrom antes da menstruação é normal?

O corrimento marrom antes da menstruação pode indicar:

  • Começo da menstruação;
  • Gravidez;
  • Infecção (principalmente se o corrimento marrom vem acompanhado de mau cheiro, coceira e irritação, sintomas de uma provável vaginose bacteriana).

O corrimento marrom antes da menstruação também pode ocorrer devido a uma simples alteração hormonal do organismo, sem representar maiores riscos para a saúde da mulher.

Corrimento marrom tomando anticoncepcional é normal?





A secreção marrom que surge enquanto a mulher toma anticoncepcional pode ser sinal apenas de sangramento de escape. Esse sangramento acontece principalmente durante a tomada das primeiras cartelas do contraceptivo, porque o organismo está se adaptando aos hormônios extras que está recebendo.

Mas fique atenta: se acontecer em uma quantidade maior ou por mais de 4 dias, o ideal é consultar um ginecologista!

Se você esqueceu de tomar um ou mais comprimidos e está com corrimento marrom isso pode ser provocado tanto pela alteração hormonal quanto por uma gravidez.

Corrimento marrom pode ser gravidez?

Corrimento marrom pode ser sinal de gravidez. Quando o óvulo se implanta no útero pode haver um pequeno sangramento, chamado de nidação, que também pode ser marrom avermelhado ou rosado. Em regra, o corrimento marrom não é um sinal obrigatório de gravidez.

O que pode ser o corrimento marrom com cólicas?

Quando o corrimento marrom vem acompanhado de cólicas isso pode ser indício de gravidez, já que a partir da nidação o útero começa a se expandir para se preparar para a gestação.

O corrimento marrom com cólicas também pode indicar que a data de sua menstruação está próxima. Após a menstruação, um corrimento marrom com cólica também pode durar mais que o esperado sem representar maiores riscos.

Corrimento marrom com sangue é normal?

O corrimento marrom já tem essa coloração porque apresenta vestígios de sangue. Ele pode surgir sem representar qualquer condição grave, como sangramentos de escape e irritação do canal vaginal.

Em contrapartida, o corrimento marrom com sangue também pode ser sinal de infecção vaginal se dura mais de 3 dias e é acompanhado por mau cheiro e irritação. Pode ser, inclusive, sinal de gravidez (nidação), início ou final da menstruação ou até doenças mais sérias, como feridas no colo do útero.

Esse tipo de corrimento na gravidez pode ser perigoso e causado por descolamento da placenta, aborto espontâneo ou parto prematuro.


Mais Sobre Esse Assunto: